sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Módulos e Unidades de Formação

A.1 Desenvolvimento da criança e do adolescente
  • A.1.1. O Desenvolvimento da criança e do adolescente e as suas características de aprendizagem
  • A.2 A família e os grupos sociais
  • A.2.1 A família e a sociedade, os pais e o escutismo
  • A.3 Coeducação
  • A.3.1 A coeducação: conceito, vantagens e desvantagens, dificuldades de aplicação

B.1 Valores do escutismo
  • B.1.1 A missão do escutismo
  • B.1.2 As finalidades educativas do escutismo
  • B.1.3 Lei, Promessa e Princípios
  • B.1.4 A identidade católica do C.N.E.
B.2 O método escutista
  • B.2.1 O jogo escutista
  • B.2.2 O sistema de patrulhas
  • B.2.3 As metodologias educativas das secções
  • B.2.4 Organização de Actividades

C.1 O papel do dirigente
  • C.1.1 Desenvolvimento pessoal
  • C.1.2 O dirigente como educador no movimento, na sociedade e na igreja
  • C.1.3 Relação educativa
  • C.1.4 Avaliação
C.2 Organização escutista
  • C.2.1 Quadro Institucional

D.1 Animação
  • D.1.1 Técnicas de criatividade e comunicação
  • D.1.2 Animação de actividades e reuniões
  • D.1.3 Fogo de Conselho, gritos e aplausos
  • D.1.4 Educação Ambiental
D.2 Segurança
  • D.2.1 Segurança nas actividades
  • D.2.2 Saúde
  • D.2.3 Socorrismo
D.3 Técnicas de Campo
  • D.3.1 O acampamento escutista
  • D.3.2 Cozinha em campo
  • D.3.3 Pioneirismo
  • D.3.4 Topografia / Orientação
  • D.3.5 Observação / Exploração

Sem comentários: